top of page
O_que_e_Endodontia.jpg

Endodontia

O que é a Endodontia?

Muitos pacientes chegam com as mesmas dúvidas: O que é tratamento de canal (endodontia)? O que é o canal do dente?  Quando ocorre lesão em algum elemento dentário, devido à trauma no dente, ou cáries profundas, entre outros transtornos, é possível que a região da polpa (nervo) do dente seja afetada.

É aí que surge a especialidade chamada endodontia, que trata justamente dos problemas que atingem o nervo dental, que se localiza nos canais (raízes) dos dentes. Logo após a formação na faculdade, um dentista deverá submeter-se a um período de especialização, para que seja capaz de atuar como um “Endodontista”.

Quando o tratamento é realizado por um profissional especializado e experiente, são raras as complicações e, na maioria das vezes, só exige repouso, atenção às recomendações e o uso correto dos medicamentos. Situações como: dor intensa, cárie profunda, sensibilidade extrema à temperatura dos alimentos/bebidas ou à mastigação, inflamações na gengiva entre outros distúrbios, podem indicar a necessidade de um tratamento endodôntico, pois muitas vezes, não há mais possibilidade de recuperação do nervo.

Como é
realizado o 

tratamento
endodôntico??

Sob anestesia, deve haver a limpeza da região afetada, até que possa ser realizada a remoção do nervo.

Inicia-se o tratamento endodôntico com a limpeza dos canais para remoção do tecido inflamado ou de bactérias, com utilização de motores endodônticos, ultrassom e irrigação com soluções bactericidas, para redução da inflamação/infecção. Posteriormente o espaço dos canais (antes ocupado pelo nervo) será selado por meio de obturação com material específico de endodontia. Dependendo da procura rápida pelo paciente ao primeiro sinal/sintoma, o tratamento da inflamação primária pode ser concluído em uma única sessão.

Como trata-se de um procedimento que necessita abrir o dente e desgastar dentina cariada, após o término do tratamento endodôntico será necessária a restauração, geralmente com o uso de resinas ou coroas.

Não realizar o tratamento endodôntico só resultará em mais dor (se já houver), incômodo e agravamento de um problema que poderia ser de fácil resolução, além causar transtornos como Aumento da Infecção, Abscessos, Febre entre outras patologias, com consequências desde perda do elemento dentário até disseminação sistêmica da infecção.

Devemos ressaltar que, uma vez que há comprometimento do nervo, não há medicação que resolva o quadro. O uso de medicações irá apenas diminuir ou mascarar os sintomas.

Sorisso.png
Você-sabe-o-que-é-endodontia-Entenda-aqui..png

Atualmente...

A endodontia evoluiu e tem evoluído muito nos últimos anos, trazendo qualidade e segurança ao tratamento. Mitos como a contraindicação de tratamento endodôntico em gestantes já foram derrubados, evidenciando a importância de manter a saúde da mãe, livre de infecções ou mediadores inflamatórios na corrente sanguínea enquanto nutre seu bebê. As chances de escurecimento do dente também são mínimas, uma vez que os cimentos utilizados no passado que tinham essa característica não são mais usados.

Essa especialidade tem se automatizado, substituindo a técnica manual pelo uso de motores, associados ao uso de Localizador Foraminal, reduzindo o número de radiografias e sessões do tratamento. Seguir as recomendações pós-tratamento e restaurar o dente com qualidade são fundamentais para mantê-lo em funcionamento por muitos anos.

bottom of page